Notícias

5 de Abril de 2021

Nota de Informação sobre Estatísticas Externas do IV Trimestre de 2020

O Banco Nacional de Angola publicou recentemente as estatísticas externas referente ao quarto trimestre de 2020, nomeadamente, a balança de pagamentos e a posição do investimento internacional, cujo resumo se apresenta a seguir.

Balança de Pagamentos

O saldo da conta corrente apresentou um desempenho positivo, ao registar um superavit na ordem de 463,7 milhões de dólares norte-americanos no quarto trimestre de 2020, equivalente a 3,5% do PIB.

Gráfico n.º 01- Conta Corrente e de Capital 
chart

O saldo positivo da conta corrente é justificado, fundamentalmente, pelo aumento das exportações de bens numa magnitude superior ao das importações de bens e serviços.

A conta financeira[1] registou um saldo superavitário de 1.456,3 milhões de dólares norte-americanos, influenciado pela diminuição significativa dos passivos de investimento directo estrangeiro, bem como os empréstimos com não residentes (outro investimento), o que contribuiu na redução da dívida externa.

Gráfico n.º 02- Conta Financeira
chart

Posição do Investimento Internacional

A posição líquida do investimento internacional no quarto trimestre de 2020, registou uma melhoria do seu saldo deficitário, que se situou em 32.104,8 milhões de dólares norte-americanos, como resultado da diminuição dos passivos, sobretudo do investimento directo e dos empréstimos, numa magnitude superior à redução dos activos financeiros.

Gráfico n.º 03- Posição do Investimento Internacional
chart

O stock das reservas internacionais brutas registou uma redução de 4,1%, ao passar de 15.413,2 milhões de dólares norte-americanos no terceiro trimestre de 2020 para 14.779,4 milhões de dólares norte-americanos no trimestre em referência, correspondentes a uma cobertura de 11,0 meses de importação de bens e serviços.

Gráfico n.º 04- Evolução das Reservas vs Meses de Importação
chart

.[1] A conta financeira é analisada de acordo com a metodologia da 6ª edição do Manual da Balança de Pagamentos, isto é, em termos de variação líquida de activos financeiros e passivos, e não na óptica direccional dos capitais.

Para informação detalhada, consulte os mapas através do link (https://www.bna.ao/Conteudos/Temas/lista_temas.aspx?idc=144&idsc=309&idl=1