Notícias

15 de Agosto de 2019

Palestra “Memórias da Banca” em comemoração do dia 14 de Agosto - Dia do Trabalhador Bancário

Comemorou-se ontem, dia 14 de Agosto, o 44.º aniversário do Dia Trabalhador Bancário, com a realização de uma palestra com o tema “Memórias da Banca” alusiva à data, no auditório Saydi Mingas no Museu da Moeda.

Foram prelectores Mário Nelson Maximino, ex-Director do Departamento de Estudos e Estatísticas do BNA, e António Silva Inácio, 4.º Governador do BNA de 1989 a 1990, enquanto testemunhas do acto de intervenção dos órgãos competentes do Estado nos Bancos a 14 de Agosto de 1975, cujas abordagens foram moderadas pelo Director do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA), Filipe Makengo.

O discurso de abertura coube ao Governador, José de Lima Massano, que defendeu na sua alocução a necessidade dos trabalhadores bancários continuarem a trabalhar com honestidade e profissionalismo para que o país tenha um sistema financeiro sólido e robusto.

Na palestra, Mário Nelson Maximino fez um enquadramento histórico do sistema financeiro até 14 Agosto de 1975, tendo afirmado que “não houve tomada da Banca, mas sim uma intervenção na Banca, assinada pelo então Ministro da Economia de transição, nomeado pelo Estado Português”.

Por seu turno, António Silva Inácio abordou o tema “coordenação da actividade bancária” e na sua alocução propôs a institucionalização e oficialização do dia 14 de Agosto como Dia do Trabalhador Bancário, pelo papel positivo que estes profissionais sempre tiveram na economia nacional.

Os palestrantes ressaltaram ainda que no início desse processo, a banca tinha poucos quadros, mas hoje pode orgulhar-se pelo facto do sector ter trabalhadores com conhecimentos sólidos que têm contribuído para o crescimento do sistema financeiro bancário.

Neste evento comemorativo do Dia do Trabalhador Bancário, participaram vários funcionários, no activo e na reforma, do BNA e da banca comercial.

chart

Governador do BNA - José de Lima Massano
chart

Dr. António Silva Inácio, Dr. Filipe Makengo e Dr. Mário Nelson Maximino
chart