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21 de Janeiro de 2014

Comunicado

O Banco Nacional de Angola tem vindo a registar a circulação de informação por intermédio de correio electrónico, na qual  se solicita  a clientes usuários dos serviços bancários, incluindo utilizadores dos serviços prestados por internet banking a disponibilização dos seus dados pessoais, senhas de acesso e  coordenadas bancárias,  convidando-os  a aceder a determinados links ou efectuar downloads supostamente com o objectivo de proceder-se a actualizações de dados junto dos bancos comerciais onde se encontram domiciliadas as suas contas bancárias.

Tratam-se de mensagens electrónicas maliciosas, divulgadas como sendo provenientes de bancos comerciais ou do Banco Nacional de Angola.
 
A esse respeito, o Banco Nacional de Angola esclarece que tais acções estão relacionadas a esquemas de burla, envolvendo meios informáticos, de proveniência desconhecida, pelo que adverte o  seguinte:
 
  1. Sob nenhuma justificação deve divulgar a estranhos, por qualquer meio, informações ou dados pessoais,  senhas de acesso e  coordenadas de contas bancárias;
  2. Em situação alguma os bancos solicitam por aqueles meios electrónicos, a actualização de dados pessoais ou a confirmação de chaves de acesso, dados dos cartões de coordenadas ou outras informações relacionadas com as contas bancarias ou com os serviços electrónicos de pagamentos;
  3. Caso se veja envolvido numa tentativa de burla pelos mecanismos acima referenciados, deve denunciar o facto aos órgãos policiais competentes.
Em caso de dúvida pode ainda contactar o seu banco comercial ou o Departamento de Supervisão Comportamental do Banco Nacional de Angola (reclamacoes@bna.ao).