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29 de Janeiro de 2013

Lançamento da nova família do Kwanza

O Banco Nacional de Angola, no âmbito da sua função de Banco central e emissor, após aprovação pela Assembleia Nacional, colocou em circulação dia 18 de Fevereiro, a nova família do Kwanza, num programa que iniciou com a disponibilização à sociedade das moedas metálicas de 50 cêntimos, 1Kz, 5Kz e 10 Kz.

De 22 de Março a Junho serão colocadas as notas de valor facial de 50,100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000 Kwanzas.

As novas notas serão introduzidas de modo progressivo e circularão em simultâneo com as notas actuais. As novas notas e moedas metálicas serão disponibilizadas aos cidadãos por via dos bancos comerciais, no acto de levantamento de numerário.

A nova família de notas e moedas do Kwanza, destaca elementos culturais das mais diversas regiões que compõem o País, homenageia os Presidentes de Angola independente, enaltece a paz e tem a riqueza hidrográfica como principal motivo.

Ilustrações das Quedas do Cuemba (Bié), estão estampadas na denominação de 50 Kwanzas, as Quedas do Binga (Kwanza Sul), na nota de 100 Kwanzas, as Quedas de Thiumbue (Lunda-Sul), na nota de 200 Kwanzas, as Quedas do Andulo (Bié), na nota de 500 Kwanzas, as Quedas de Kalandula (Malange), na nota de 1000 Kwanzas, as Quedas do Dande (Bengo), na nota de 2000 Kwanzas e a Barragem de Kapanda (Malange), na nota de 5000 Kwanzas. 

A nova família do Kwanza apresenta melhorias significativas em termos de segurança, colocando-a dentro dos actuais padrões internacionais e reforçando o sentido de valorização da moeda nacional. 

Entre os vários elementos de segurança das notas destacam-se os visíveis a vista desaparelhada, tais como a textura em alto-relevo, a marca de água, o filete metálico, a faixa de remoção da cor (HMC) e a qualidade do papel. Os visíveis com equipamentos especiais, são nomeadamente: a reacção à luz ultravioleta, a reacção ao infravermelho e a ampliação aos micro textos.

De forma a garantir a disseminação da informação, o BNA iniciou uma campanha de informação que envolve publicidade nos meios de comunicação, campanha de marketing directo e acções dirigidas aos mais diferentes segmentos da sociedade.