Notas de Imprensa

22 de Dezembro de 2014

Lançamento da moeda de 20 Kwanzas

O Banco Nacional de Angola, no âmbito da sua função de Banco Emissor, colocará em circulação a moeda comemorativa e com poder liberatório de 20 Kwanzas.

A moeda metálica de 20 kwanzas complementa a família do Kwanza de 2012, sendo emitida em homenagem à Rainha Njinga a Mbande, pelos feitos em defesa da autodeterminação e identidade cultural do seu povo.

A nova moeda metálica foi aprovada pela Lei n.º 4/14 de 17 de Abril, sendo bicolor, revestida em bronze e em prata, e contendo a efígie da Rainha Njinga a Mbande, o valor facial e elementos identificativos da cultura nacional.

No que concerne às características de segurança, destacam-se na moeda a borda serrilhada, no algarismo zero o valor facial e as letras BNA, que variam em função da posição da moeda.

O lançamento da moeda metálica de 20 kwanzas, enquadra-se no conjunto de iniciativas nacionais e internacionais que visam homenagear a soberana dos Reinos do Ndongo e da Matamba, em cerimónia a decorrer em Malanje, dia 23 de Dezembro, mês em que se assinalam 351 anos da sua passagem física.