Notas de Imprensa

31 de Outubro de 2019

Exposição Arte no Dinheiro no Museu da Moeda do BNA

O Museu da Moeda do BNA acolhe a exposição A Arte no Dinheiro, patente ao público de 29 de Outubro a 29 de Novembro de 2019, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 15h00 e aos sábados das 9h00 às 15h00.

Esta exposição para além de nos permitir (re)conhecer pormenorizadamente o dinheiro, isto é, as várias séries de notas e moedas de Kwanza, pretende ser uma mostra da arte no dinheiro e da estreita ligação entre o valor monetário e o valor artístico que cada moeda e nota encerra.

A exposição expõe a concepção das nossas notas e moedas de Kwanza ao longo do tempo, considerando a protecção contra a falsificação, num desafio conseguido de combinar os elementos de segurança com a criatividade artística. A iconografia das diferentes notas de Kwanza eleva e representa os valores culturais e da riqueza natural de Angola. 
Elaboradas por peritos em concepção gráfica, nas notas de Kwanza ficaram imortalizadas a fauna e a flora angolanas, os símbolos da cultura nacional, alguns elementos decorativos de objectos do quotidiano, as efígies dos Presidentes da República de Angola, bem como a ilustração de motivos culturais, geográficos e hidrográficos do nosso vasto e belo país, concorrendo todos estes elementos para a Arte no Dinheiro.

Ao visitar esta exposição, poderá observar todos estes elementos das notas e moedas de Kwanza, nas suas várias séries, que a olho nú nos passam despercebidos, pelo frenético ritmo das vidas modernas e a pouca atenção que lhes é prestada. 

Hoje, mas com um olhar no futuro, é fundamental observar estas notas e moedas, tão comuns quanto singulares, que circulam em todo o nosso país nas mãos de todos os cidadãos, promovendo subtilmente o contacto e unindo as pessoas, as instituições, os lugares e as províncias de Angola e, fundamentalmente, aproximando os angolanos uns dos outros. 

Venha conhecer a Arte patente no seu Dinheiro!
chart