Notícias

30 de Julho de 2021

Distinguida “STARTUP Mais Promissora” da Segunda Turma do LISPA

O Banco Nacional de Angola (BNA) e o Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação (MESCTI) distinguiram, no dia 27 de Julho, a “Startup Mais Promissora” (Startup/Fintech) da segunda edição do Programa de Incubação do Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamento de Angola (LISPA).

Durante doze meses, o LISPA acompanhou o desenvolvimento de soluções de empresas inovadoras e no “Demo Day”, foi atribuído o prémio de “Startup Mais Promissora” à LWEI.

A LWEI, é uma fintech que tem como objectivo democratizar o acesso aos serviços financeiros, promovendo a interoperabilidade entre entidades de serviços financeiros convencionais e startups, tornando-se num marketplace para serviços financeiros. A sua proposta de valor é o "credit score" para pessoas fora da esfera financeira, possibilitando que as empresas de microcrédito possam conceder empréstimos a todos os consumidores, incluindo operadores do mercado informal.

A distinção foi formalizada no webinar “Demo Day – Programa de Incubação Fintech, Turma 2”, que contou com a presença do Prof. Dr. Jone Heitor, Consultor do Gabinete da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e do Administrador do Banco Nacional de Angola, Pedro Castro e Silva, que felicitaram todas as Startups pelo esforço notável empreendido durante a formação, facto que constitui a materialização inequívoca de um dos objectivos subjacentes à implementação do LISPA , bem como a Startup LWEI, cuja entrega mereceu a coroação com distinção.

No Demo Day foram apresentadas as soluções financeiras digitais e inovadoras, com grande impacto no fomento da inclusão financeira, das seguintes Startups:
chart

Para selecção da “Startup Mais Promissora”, o BNA e o MESCTI contaram com o apoio de instituições como a ARSERG, CMC, EMIS, AKI, que fizeram parte do júri, assim como, BAI, BMA, UNITEL, KUBINGAPAY, USEKAMBA que participaram no painel de discussão sobre o Sistema de Transferências Instantâneas, a quem a organização exprimiu a o seu agradecimento pela colaboração prestada.

O Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos é uma iniciativa do BNA, em parceria com o MESCTI, que visa apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em Fintech e áreas afins, de forma a estimular o empreendedorismo e a oferta de produtos e serviços financeiros diversificados ao consumidor, impulsionando a inclusão financeira e social.

O Demo Day é a última etapa do programa de incubação/aceleração, realizado num único dia, onde as startups finalistas apresentam o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos meses da sua participação no programa. 

Informações adicionais sobre o programa podem ser encontradas no seguinte endereço electrónico www.lispa.ao.