NOTAS DE IMPRENSA

6 de Fevereiro de 2019

Angola acolhe reunião do Subcomité de Mercados Financeiros do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC

O Banco Nacional de Angola acolhe, nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2019, em Benguela, a Reunião do Subcomité de Mercados Financeiros do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC, cujo objectivo é estreitar a cooperação entre os Bancos Centrais na área dos mercados financeiros.

31 de Janeiro de 2019

Montante e calendário indicativos dos leilões de moeda estrangeira

O BNA vem comunicar que, no mês de Fevereiro de 2019, será vendida moeda estrangeira no valor equivalente a USD 700.000.000,00 (Setecentos Milhões de Dólares dos Estados Unidos da América), por via de leilões de preço (venda de divisas) e de quantidade (plafonds para cartas de crédito), numa frequência diária, para todas as finalidades, incluindo liquidação de cartas de crédito, atendimento as casas de cambio e operadoras de remessas.

Após cada sessão, o BNA divulgará, no seu portal institucional, o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

29 de Janeiro de 2019

Governador participa na 1.ª edição do ciclo de palestras sobre "Medidas de Apoio ao Aumento da Produção Nacional"

No dia 29 de Janeiro, em Luanda, o Governador José de Lima Massano, participou na primeira edição de um ciclo de palestras sobre "Medidas de Apoio ao Aumento da Produção Nacional", medidas estas que possibilitarão a redução das importações e o aumento das exportações.

25 de Janeiro de 2019

Comité de Política Monetária

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) reuniu hoje, dia 25 de Janeiro de 2019, tendo decidido baixar a Taxa BNA para 15,75%. O CPM decidiu manter inalterada a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0% e os coeficientes das Reservas Obrigatórias em moeda nacional em 17% e 15% em moeda estrangeira.

24 de Janeiro de 2019

"Conferência sobre Financiamento ao Sector Privado"

A "Conferência sobre Financiamento ao Sector Privado", que teve lugar a 23 de Janeiro, no Museu da Moeda em Luanda, foi marcada pelo discurso de abertura proferido pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, que na sua intervenção afirmou ser necessário ultrapassar os constragimentos da concessão de crédito ao sector privado, tanto do lado da oferta como do da procura, de forma a que o crédito possa fluir na economia, sem deixar de realçar que o Estado tem aqui um papel importante. O Ministro de Estado afirmou ainda que a economia angolana está dependente do petróleo e precisa de ser diversificada, reconhecendo que “é preciso sair-se da simples retórica e encarar o aumento da produção nacional e a diversificação da economia como imperativo nacional”. Instou, igualmente, os bancos comerciais a prestarem o seu apoio de modo a que o crédito à economia aumente para levar o país a uma rota de rápido crescimento económico, assim aumentado a produção nacional, emprego e rendimento dos angolanos.

Seguidamente, foi realizado o enquadramento do sistema bancário nacional, pelo subdirector do Departamento de Supervisão Bancária do BNA, Elavoko João.