NOTAS DE IMPRENSA

10 de Dezembro de 2018

Angola implementa o Sistema Geral de Divulgação de Dados Aperfeiçoado do Fundo Monetário Internacional (FMI)

Angola implementou as recomendações do Sistema Geral de Divulgação de Dados Aperfeiçoado do FMI (e-GDDS), publicando dados críticos através de uma plataforma de dados - Página Nacional de Síntese de Dados – PNSD (em inglês, National Summary Data Page - NSDP) http://angola.opendataforafrica.org/mdvllif/national-summary-data-page-nsdp?lang=pt . A página tem como objectivo servir de “balcão único” para os dados macroeconómicos essenciais sobre as contas nacionais, dívida e operações governamentais, sector monetário e financeiro e a balança de pagamentos. Estes dados serão divulgados tanto em formato legível para pessoas como em formato legível para máquinas (computadores). O e-GDDS foi criado, em 2015, pelo Conselho de Administração do FMI para apoiar a melhoria da transparência dos dados, incentivar o desenvolvimento estatístico e ajudar a criar sinergias entre a divulgação e a monitorização de dados.

3 de Dezembro de 2018

Montante e calendário indicativos dos leilões de moeda estrangeira

O BNA vem comunicar que, no mês de Dezembro, será vendida moeda estrangeira no valor equivalente a USD 1.200.000.000,00 (Mil e Duzentos Milhões de Dólares dos Estados Unidos da América), por via de leilões de preço (venda de divisas) e de quantidade (plafonds para cartas de crédito), para todas as finalidades numa frequência diária.
Após cada sessão, o BNA divulgará, no seu portal institucional, o montante disponibilizado, o número de participantes, a taxa de câmbio mais alta e a mais baixa admitidas bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

30 de Novembro de 2018

Comité de Política Monetária

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) reuniu hoje, dia 30 de Novembro de 2018, tendo decidido manter a Taxa BNA em 16,5%. O CPM decidiu também manter inalterados os coeficientes das Reservas Obrigatórias.

25 de Novembro de 2018

Governador do BNA visita Centro Logístico da Aldeia Nova - Waku Kungo

O Governador do BNA, José de Lima Massano, efectuou dia 24 de Novembro, uma visita ao Centro Logístico da Aldeia Nova SA na cidade do Waku Kungo - Município da Cela, um dos maiores centros agropecuários do país. 

16 de Novembro de 2018

Apresentados os novos membros do Conselho de Auditoria

Na manhã de 16 de Novembro, na sala Zimbo, foram apresentados os Novos Membros do Conselho de Auditoria, numa cerimónia que contou com a presença  dos membros do Conselho de Administração, membros do Corpo Directivo e Consultores do Banco Nacional de Angola.