Notícias

6 de Fevereiro de 2019

Angola acolhe reunião do Subcomité de Mercados Financeiros do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC

O Banco Nacional de Angola acolhe, nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2019, em Benguela, a Reunião do Subcomité de Mercados Financeiros do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC, cujo objectivo é estreitar a cooperação entre os Bancos Centrais na área dos mercados financeiros.

O programa de trabalho versará, essencialmente, sobre os acontecimentos recentemente registados nos mercados financeiros, cooperação em termos de projectos e aprofundamento de matérias comuns nas áreas de foco estratégico.

Em 2008 foi aprovado pelo CCBG o subcomité de Mercados Financeiros, no âmbito de uma cooperação mais estreita no desenvolvimento dos mercados monetário e de capitais, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados financeiros regionais e actuando como um quadro eficaz para a cooperação dos mercados financeiros entre os países membros da SADC. O subcomité é constituído por peritos de mercados financeiros de todos os bancos centrais da SADC.

A criação do CCBG surgiu da necessidade de um órgão especializado na SADC para promover e alcançar uma mais estreita colaboração entre os Bancos Centrais da SADC, desempenhando estes um papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adopção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.