Notícias

25 de Novembro de 2018

Governador do BNA visita Centro Logístico da Aldeia Nova - Waku Kungo

O Governador do BNA, José de Lima Massano, efectuou dia 24 de Novembro, uma visita ao Centro Logístico da Aldeia Nova SA na cidade do Waku Kungo - Município da Cela, um dos maiores centros agropecuários do país. 

No âmbito do projecto “Aldeia Nova”, empresa de direito angolano, José Massano, acompanhado por Miguel Miguel, membro do Conselho de Administração do BNA, observou, no decurso da visita, as diversas actividades agropecuárias de grande envergadura ali desenvolvidas, que visam a diversificação da economia, contribuindo para a redução da importação de alguns produtos da cesta básica nacional. 

A Aldeia Nova dedica-se essencialmente à criação de gado, produção em grande escala de produtos agroalimentares como ovos, leite e derivados (lacticínios), cereais, carne bovina, avicultura, entre outros produtos agrícolas frescos e naturais. Esta empresa tem um importante e positivo impacto social na região, fornecendo água potável ao Município da Cela, com captação dos rios Keve e Cussoi, e energia eléctrica a 14 aldeias.

Destaca-se a forte integração do projecto “Aldeia Nova” na comunidade do Município da Cela, sendo de salientar que esta empresa presta apoio à agricultura familiar em 14 aldeias e cooperativas, proporciona formação na área da avicultura aos reclusos do Centro Penitenciário para Jovens no Waku Kungo neste mesmo estabelecimento, apoia o programa “Merenda Escolar” com produtos frescos e naturais beneficiando os alunos do 1.º Ciclo e do Instituto Médio Agrário, bem como efectua a cobertura a nível nacional dos supermercados com produtos nacionais “Feito em Angola”.

O Governador, satisfeito com as realizações da Aldeia Nova, considerou, por isso, a cidade do Waku Kungo, um dos motores do desenvolvimento económico e social da região centro-sul do país.

chart
chart
chart