Estatísticas Externas

Balança de Pagamentos

A Balança de Pagamentos de Angola abrange todas as transações económicas realizadas entre os residentes e não residentes da economia angolana durante um determinado período, geralmente um ano.

A Balança de Pagamentos é compilada em Dólar Americano pelo Banco Nacional de Angola (BNA), mandatado por Lei, em conformidade com as recomendações do Manual da Balança de Pagamentos e da Posição de Investimento Internacional, 6ª Edição (MBP6) do Fundo Monetário Internacional (FMI).

As informações para a compilação da Balança de Pagamentos são obtidos a partir de diferentes fontes, nomeadamente, instituições governamentais (Ministérios e Instituições Públicas), o Plano de Caixa do BNA, Debt Management Financing Analysing System (DMFAS), Bancos Comerciais, Serviço Nacional das Alfândegas (SNA), Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), International Air Transport Association (IATA), Banco de Compensações Internacionais (BIS), Empresas Públicas e Privadas e Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Os dados são compilados trimestralmente com desagregação mensal e publicados anualmente, com o maior detalhe possível sobre as transacções com o exterior, onde se destacam:

a) Importações de mercadorias por classificação económica (bens de consumo corrente, bens de consumo intermédio e bens de capital).
b) Exportações por categoria de produtos (petróleo bruto, refinados de petróleo, gás, diamantes, café e outros produtos);
c) As importações de mercadorias e as exportações de petróleo bruto por país;
d) Serviços, que incluem os transportes, viagem (de negócios e pessoal), seguros, assistência técnica, construção, royalties, etc.
e) Stock da dívida externa, por maturidade (médio e longo prazo e do curto prazo) e por categoria de dívida (principal e juros);
f) Principais indicadores do sector externo;
g) Entre outras informações.

Anualmente o BNA publica o boletim da Balança de Pagamentos e a referida informação também é disseminada no anuário do FMI, no website do BNA e o website dos bancos centrais da SADC (http://sadcbankers.org).