Notas de Imprensa

4 de Janeiro de 2018

Sessão Extraordinária do Comité de Política Monetária

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) reuniu-se a 04 de Janeiro de 2018, em sessão extraordinária, tendo como ponto único definir os limites mínimo e máximo da banda cambial. Antes de proceder à comunicação sobre a decisão tomada quanto ao ponto único, o CPM aproveita para prestar esclarecimentos sobre o novo regime cambial adoptado pelo Banco Nacional de Angola.

Novo Regime Cambial

No que diz respeito ao novo regime cambial, o CPM esclarece o seguinte:

a) Sobre a alteração do Regime Cambial: o regime cambial que vigorou até a presente data, é o da taxa de câmbio administrada, determinada pelo BNA, independentemente da relação entre a procura e a oferta. Doravante, o Banco Nacional de Angola adopta um regime cambial caracterizado pela flutuação da taxa de câmbio dentro de um intervalo, com um limite máximo e um limite mínimo. Esse intervalo é denominado de banda cambial;

b) Como será definida a taxa de câmbio? O BNA irá organizar leilões de compra e venda de moeda estrangeira. Nesses leilões, os participantes – BNA e Bancos Comerciais - indicarão o preço (taxa de câmbio) para a compra ou venda de moeda estrangeira. A média ponderada dessas transacções será publicada no portal institucional do BNA, como a taxa de câmbio de referência. Ou seja, doravante, a taxa de câmbio passa a ser determinada pelas transacções que ocorrem, em leilão, no mercado primário; 

Definição dos limites máximo e mínimo da Banda Cambial

Após fazer uma análise do comportamento dos fundamentos macroeconómicos da economia angolana e, particularmente, da tendência decrescente das reservas internacionais e tendo presente o actual desequilíbrio entre a oferta e procura de divisas, o CPM definiu limites máximo e mínimo da banda cambial. 

O Banco Nacional de Angola fará a gestão do mercado cambial de modo a garantir a sustentabilidade das contas externas e a estabilidade dos preços.

A próxima reunião ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola realiza-se no dia 29 de Janeiro de 2018.